terça-feira, 8 de novembro de 2016

O Que São Simetrias?

Já observou alguma vez como as coisas ao seu redor podem parecer semelhantes? Já parou pra pensar como você faz para identificar a sua sala de aula? Se você entrar na sua sala e um colega seu, por brincadeira, vendar os seus olhos e levar você por um caminho que desconhecido até que você pare numa sala (podendo ser ou não a sua) quais as características você teria como referência para identificar se era a sua sala de aula habitual ou alguma outra da escola? Todas as suas respostas para responder essa pergunta indicam elementos que sofrem mudança (as inscrições nas paredes, os cartazes, as características das janelas e do quadro); qualquer outro elemento que você pense que não ajuda a identificar sua sala são os que devem ser comuns a qualquer sala de aula (as carteiras, a porta, o quadro, a mesa do professor, a posição do Sol).

Na Física, as simetrias são observadas nos fenômenos naturais ao qual não ocorre mudança na matéria: uma pedra caindo, uma colisão entre dois corpos, a rotação da Terra ao redor de seu próprio eixo. Estes são exemplos de fenômenos físicos. Nestes casos, como podemos identificar elementos simétricos e como podemos relacioná-los com outros elementos da natureza? Primeiramente é importante entendermos o que significam as Simetrias na Física. Podemos dizer que as simetrias ocorrem quando algo se mantém invariável (constante) perante alguma transformação. Isto pode parecer confuso, mas é mais simples do que parece. Quando percebemos uma pedra caindo de uma certa altura, algo se modifica - a altura da pedra em relação ao solo; porém, se fizermos este simples experimento em qualquer lugar da Terra, o tempo necessário para que a pedra caia desta mesma altura não vai modificar. Isto quer dizer que a altura durante a queda vai mudar, porém, o tempo necessário para cair de uma certa altura será sempre o mesmo. Começou a perceber algo invariável durante uma mudança?


Procure notar no seu dia-a-dia os elementos que são invariáveis e verifique se eles representam elementos simétricos. Isto pode ajudar você a entender melhor sobre as simetrias que compõe a natureza. Pense também em objetos que representam simetrias, qual objeto seria o mais simétrico para você?

Escrito pelo Professor Ms. Daniel Japiassú (TEIXEIRA JAPIASSÚ, D. V.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário